Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) entraram em greve por tempo indeterminado nesta quarta-feira (5). De acordo com o sindicato da categoria, que decidiu pela greve em assembleia na última sexta-feira (31), apenas 30% dos serviços estão funcionando. As atividades que continuarão sendo realizadas são as urgentes, como renovação de carteira de habilitação (CNH) vencida, emissão de notas fiscais para veículos novos, documento de veículos com prazo de transferência vencido, entrega de documentos prontos e a Lei Seca.
As principais reivindicações da categoria são a progressão do plano de cargos e carreiras, gratificação de produtividade para servidores que fazem atendimento na sede e nos Ciretrans e discussão da reposição das perdas salariais.
O Detran tem quase 1.500 servidores e normalmente realiza 900 atendimentos por dia. Mesmo sabendo da greve, a cabeleireira Neide Martins faltou o trabalho para tentar resolver algumas pendências. “Sempre está sendo adiado e isso dificulta a vida da gente porque precisamos trabalhar”, reclamou.
“A gente entregou uma pauta em agosto de 2014 ao Governo do Estado, fizemos quatro paralisações esperando o governo chamar para conversar, mas ele não agendou nada”, comentou o presidente do sindicato dos servidores, Alexandre Bulhões. Ele afirmou também que a categoria vai permanecer de braços cruzados até que seja aberta uma negociação. Segundo Bulhões, a adesão da categoria é de 100%, em todo o estado.
Já o presidente da associação dos servidores do Detran em Pernambuco, Fernando Coelho, diz que parte da decisão em paralisar os serviços se deu pela falta de resposta da direção da instituição e do governo. “O governo do estado fica dizendo que a responsabilidade da negociação é do Detran e o presidente do Detran diz que é do estado. Por conta disso, nós decidimos parar por tempo indeterminado as nossas atividades, mas respeitando os 30% do atendimento ao público.
Procurada pelo G1, a Secretaria de Administração informou que o próprio Detran deve gerenciar o impasse. A direção do Detran informou que está negociando com a categoria. Sobre o pedido do plano de saúde, o órgão ainda comunicou que está em processo de licitação para resolver esse problema. Também foi explicado que o plano de cargo, carreira e vencimento será analisado.