Em 2013, Lorenzo Carvalho ficou conhecido no Brasil por gastar quase R$ 1 milhão quando decidiu comemorar seu aniversário de 22 anos com uma mega festa realizada em Portugal. Ostentação era a palavra que mais se ligava ao rapaz que adorava exibir seu luxuoso estilo de vida no Instagram. Em entrevista exclusiva, ele contou como conseguiu contrair dívidas, falou sobre o bloqueio de bens que teve na Itália, que quase o deixou falido, e o período de depressão que passou por causa da falta de dinheiro.
No final de 2014, Lorenzo Carvalho usou as redes sociais para afirmar que estava endividado. No entanto, ele continuou mostrando no Instagram que levava uma vida financeira tranquila. O que explicaria tal controvérsia?
— As mensagens que foram escritas no meu Facebook a respeito de dívidas foram escritas por pessoas que eram de minha confiança, que trabalhavam para mim e frequentavam minha casa diariamente. Essas pessoas começaram a roubar minhas redes sociais, a me ameaçar de morte e até mesmo as minhas duas filhas.
Lorenzo disse que esses seus “amigos” tentaram extorquir dinheiro dele com centenas de mensagens, fotos pessoais e até ameaças diretas para sua mãe, uma senhora de 60 anos.
Lorenzo explicou por que tudo isso aconteceu.
— Dois anos atrás, tive um problema legal na Itália, e, por causa de certos gestos e amizades, tive um grande acertamento fiscal pelo governo. Foi quando as autoridades fizeram um bloqueio de bens e das minhas contas. Sem contar outras muitas tensões que suportei, que também nunca pensei em passar um dia. Parecia um grande pesadelo sem-fim.
Diante de tantos problemas, Lorenzo contou que começou a “lutar” sozinho.
— Pela primeira vez na minha vida tinha percebido que sempre fui sozinho e praticamente cego. Percebi que esse mundo era feito de tubarões, e, se eu quisesse sobreviver nele, teria que aprender a nadar como eles. Quando tive todos os bloqueios, atrasei, sim, certos pagamentos, porém, nunca pensei que passaria por uma situação como essa.
Cercado de falsos amigos e após ameaças, o Rei do Camarote tratou de se proteger.
— Isso tudo que digo claramente foi denunciado. Tenho todas as provas e as mensagens salvas. As autoridades e meus advogados já estão trabalhando para que isso não aconteça mais.
Por causa do endividamento, Lorenzo entrou em depressão.
— No último um ano e meio, sofri, sim, de depressão, pois não conseguia aceitar muitas injustiças, situações e riscos que estava correndo. Pude ver que tinha menos pessoas à minha volta do que eu imaginava. Quanto mais procurava por pessoas honestas, só achava gente querendo me ferrar mais, de produtor ao melhor amigo. Tentei remédios, álcool, os melhores médicos e clínicas. Nada funcionou. Pensei que estava perdido.
Contudo, a saúde financeira de Lorenzo não foi totalmente restabelecida.
— Minha situação financeira está se estabelecendo e voltando tudo ao normal. Minhas contas e bens estão se desbloqueando e, depois dessa grande lição e luta, posso pensar de novo nos meus objetivos e me dedicar mais às minhas filhas.
Em relação às críticas que recebeu por causa dos gastos que fez no passado, Lorenzo é sincero.
— Sinceramente, não ligo muito para críticas, pois não são elas que vão me sustentar. Quem nunca errou que lance a primeira pedra. Muitas dessas críticas são de pessoas invejosas que falam mal porque nunca terão a força de provar o sabor da verdadeira vitória. Quando a crítica é construtiva sou o primeiro em ter a humildade de me corrigir e mudar.
Após gastar fortunas com noitadas, champanhes, carros e perder quase tudo, Lorenzo contou o que o dinheiro representa para ele.
— Depois de tudo que passei, estou aprendendo a ter a cada dia mais respeito pelo dinheiro, mesmo ainda gostando de ter uma boa vida. Tenho muito o que aprender sobre o poder do dinheiro. Portanto, posso dizer que hoje o dinheiro representa para mim respeito.
Lorenzo nasceu rico, em uma família que trabalhava no ramo de pedras preciosas. No entanto, sofreu perdas irreparáveis com uma sequência de tragédias.
— Começou pela minha avó, quando nosso barco virou e ela morreu afogada. Em seguida, minha tia tirou a própria vida com uma arma depois de enfrentar muitos problemas. Com um pai nunca presente e, muitas vezes, agressivo comigo, e com a minha mãe, as coisas começaram a ficar cada vez mais amargas. Minha mãe contraiu ainda um câncer maligno [sic]. Foi traída pelo meu pai e assim eles se separaram. Nessa época, cresci com medo de ficar sozinho.
Questionado se o Lorenzo continua o mesmo de 2013…
— O Lorenzo de hoje é completamente diferente, talvez mais marcado, talvez mais esperto ou até mesmo machucado, mas uma coisa é certa… O Lorenzo de hoje está mais forte do que nunca e só dá o seu respeito para quem o conquista. A cada dia tento mudar e evoluir como pessoa, mas não nego ter ainda muitos defeitos para melhorar e aperfeiçoar o meu caráter.