Após paciente sangrar sem atendimento em ST, vereador expõe médico, diretor e Paulo Câmara


Após acompanhar toda a agonia de uma paciente sofrendo e sangrando sem qualquer assistência em um leito do Hospam, em Serra Talhada, o vereador Rosimério de Cuca foi à imprensa nesta quinta-feira (3) expor e denunciar o médico plantonista Dr. Lourival e o diretor da unidade médica, João Antônio Magalhães. Ao vivo, no programa Frequência Democrática, o parlamentar tornou pública a situação em que se encontra o hospital afirmando que ainda teve que pagar uma ultrassonografia do próprio bolso para ajudar no diagnóstico da paciente, posto que o Hospam estava impossibilitado de ofertar o serviço.
Indignado, Rosimério de Cuca responsabilizou também o governador Paulo Câmara pelo atual descaso. “Deu entrada [ontem, dia 2] no Hospam uma paciente com um feto morto há 4 dias. E aí ela ficou internada e até 21h30 ela entrou em contato comigo dizendo que não estava tendo assistência, que estava sentido dor e que o médico de plantão nem lá foi. Aí entrei em contato com o diretor [João Antônio] e não consegui. Só que o médico de plantão estava lá, Dr. Lourival sem dá assistência nenhuma. E aí eu me preocupei bastante, nem tanto como parlamentar, mas como ser humano, porque o que fizeram com ela nem com um animal se faz”, disparou Rosimério, abrindo o verbo:
“Quando você sai [de casa] para ir ao Hospam é para ser tratado, mas na realidade está indo para o Hospam não, está indo para o matadouro. E aí, sabe o que aconteceu? Deu 2h da manhã a menina começou a sangrar, e sangrar muito. E aí não apareceu enfermeira, não apareceu médico, ele estava lá dormindo… Repousando… E agora [nesta quinta, 3] de 6h da manhã piorou a situação dela, eu estive no Hospam [para acompanhar]. E chegando lá o médico, Dr. Lourival já tinha ido embora, e aí a culpa é toda dele e também da direção, essa é a realidade”.
PAULO CÂMARA FECHA OS OLHOS
Vereador Rosimério de Cuca
Revoltado, Rosimério de Cuca centrou fogo na gestão do governador Paulo Câmara e disse que os profissionais do Hospam parecem tratadores de “jumentos, porcos ou bois”, ao invés de seres humanos. “Mas aí eu pergunto: ora, meu Deus do céu? Como é o governador Paulo Câmara está fazendo um Hospital Geral do Sertão, uma imensidade daquela de hospital, se não está dando assistência nem ao Hospam de Serra Talhada, os pacientes numa situação dessas? O médico tinha que ter ido lá… Se não tem condições de resolver, então, transfira! Transfira para outro hospital, para Afogados, para Arcoverde, para Recife, para aonde for… O que não pode é abandonar a paciente dessa forma, ai estão tratando os pacientes como porco, como boi, como jumento… Tratando como animal, não é como gente não. E aí fica a minha indignação. Eu pergunto: se essa menina tivesse morrido lá, nessa situação?”.
O OUTRO LADO
Diretor do Hospam, João Antônio
Farol de Noticias entrou em contato, na tarde desta quinta-feira (3), com o diretor do Hospam, João Antônio, para expor a denúncia do vereador Rosimério de Cuca e cobrar explicações. De forma breve, ele disse que irá apurar o caso. “Vamos apurar os fatos e caso tenha realmente ocorrido erros, medidas serão tomadas. Preciso conversar com a equipe para saber como foi. Também encaminhei para o médico citado e estou aguardando esclarecimento para informar com mais detalhes a vocês. Estou à disposição da paciente e família caso queiram me procurar na direção”, afirmou.