O adiamento em um dia do voo fretado pelo Ministério da Saúde para buscar 2 milhões de doses da vacina de Oxford na Índia foi definido após um pedido do governo daquele país.
De acordo com informações da pasta comandada pelo ministro Eduardo Pazuello, o governo indiano pediu “um dia a mais” para a entrega das vacinas ao Brasil porque a Índia pretende iniciar sua campanha de vacinação no sábado (16).
Com a mudança, de acordo com o ministério, a entrega da carga da vacina estimada em 15 toneladas deve acontecer no domingo (17).
Os esclarecimentos da Saúde acontecem após a imprensa indiana noticiar que o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Anurag Srivastava, disse nesta quinta-feira (14) que “é muito cedo” para dar respostas sobre exportações das vacinas produzidas no país, uma vez que a campanha nacional de imunização ainda está só começando.
A notícia gerou insegurança sobre a entrega das doses da vacina de Oxford ao Brasil. Na noite desta quinta-feira, o Ministério da Saúde decidiu divulgar uma nota sobre o motivo do adiamento do voo.
No texto, a pasta pretende dizer que respeita e apoia a iniciativa do governo indiano de dar início à sua campanha de vacinação e reafirmar o “compromisso de bom relacionamento entre os dois países”.
O avião da Azul fretado pelo governo Jair Bolsonaro estava previsto para sair do país às 13h desta quinta-feira (14) com destino a Recife, em Pernambuco, onde iria partir direto para a cidade indiana de Mumbai. Agora, ele sairá da capital pernambucana nesta sexta-feira (15), às 23h.
Segundo informações da companhia aérea, o retorno do avião ao Brasil, está previsto para domingo (17), às 15 h. O desembarque será no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Pazuello deve ir ao local para receber as doses da vacina.
Antes do adiamento da viagem, as vacinas estavam previstas para chegar ao Brasil no sábado (16).PENoticias