Nesta quinta-feira (22), às 22h04 (horário de Brasília), começa oficialmente a primavera. A estação, que costuma deixar as cidades mais bonitas, por causa das flores, termina em 21 de dezembro, às 18h48, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Pernambuco, de acordo com a meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), Aparecida Fernandes, esse período será de calor intenso.
“A característica da primavera, é quando o posicionamento do sol, com relação à Linha do Equador na Terra, ele fica mais ao sul da Linha do Equador. Por isso, nós temos mais radiação solar e é o período onde se tem as maiores temperaturas aqui no hemisfério Sul. No estado de Pernambuco, no Sertão, Agreste, Zona da Mata e Litoral, é o período mais quente e mais seco do ano”.
Segundo a meteorologista, durante a primavera, além das altas temperaturas, o Sertão pernambucano também deve enfrentar queda na umidade relativa do ar.
No Sertão, as temperaturas podem atingir valores até próximos de 40 graus, em alguns dias. E a umidade relativa do ar também fica baixa nesse período. Por isso, deve ter uma certa atenção. Quando a umidade relativa do ar fica abaixo de 20%, em grande parte do Sertão, a Apac envia avisos de baixa umidade para esses dias”, afirma.
“Normalmente, ocorre no período da tarde, as maiores temperaturas e as menores umidades relativas do ar”.
Período chuvoso
A meteorologista da Apac explica que, entre os meses de novembro e dezembro, começa a pré-estação chuvosa, que é quando ocorrem as primeiras pancadas de chuvas. “Muitas vezes, elas são de forte intensidade, localizadas em áreas isoladas”, diz Aparecida Fernandes. Segundo a especialista, por causa do fenômeno La Niña, o período chuvoso deve ficar um pouco acima do normal.
"No final da primavera, que é quando se tem as primeiras pancadas de chuvas, final de novembro e dezembro, podem ocorrer pancadas de chuvas isoladas e essas chuvas podem ter uma intensidade maior e ocorrer até mais dias do que em anos que não se tem La Niña e ou em anos que se tem El Nino".