Eleitores sem cadastro biométrico podem votar no 2º turno


Dos mais de 156,5 milhões de eleitores registrados para votar no 2º turno no domingo (30), cerca de 118 milhões (75,5% do total do eleitorado) estão com a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral.

Outros 38,4 milhões (24,48% dos eleitores) ainda não realizaram a coleta de impressões digitais. Apesar de o cadastro biométrico estar suspenso desde 2020 como medida de prevenção a covid-19, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reforça que todos com situação eleitoral regular poderão votar, mesmo sem as digitais registradas. Ou seja, a ausência da biometria não impede o exercício do voto.

O eleitor sem registro biométrico poderá se identificar com apresentação de um documento válido. Este documento pode ser o e-Título, se o aplicativo tiver a fotografia do eleitor. Caso contrário, será preciso apresentar um documento oficial com foto.

O aplicativo e-Título está disponível para smartphones e tablets e pode ser baixado no Google Play e na App Store. A data limite para fazer o download do app e emitir o documento digital neste 2º turno do pleito é até este sábado (29). Quem deixar para o dia da eleição não conseguirá abrir o app.

O TSE ressalta que, assim como no 1º turno, o eleitor não poderá entrar na cabine de votação com o celular. Também está proibido o transporte de armas e munições em todo o território nacional por parte de colecionadores, atiradores e caçadores no dia das eleições, nas 24 horas que antecedem o pleito e nas 24 horas que o sucedem.

Local de votação

Pelo Portal do TSE, é possível descobrir o local na aba “Eleitor e Eleições”, na parte superior da página. Ao clicar nesse tópico, a pessoa será redirecionada para 2 menus: em “Eleitor”, é só clicar no link “Local de votação/zonas eleitorais”.

Ainda na página principal do tribunal há outra possibilidade de consulta. Basta acessar “Autoatendimento do Eleitor”, “Onde Votar” e preencher o formulário disponível com as mesmas informações pessoais para obter os dados. Essas informações também podem ser conferidas diretamente no aplicativo e-Título.

Além dessas opções, é possível consultar o local de votação pelo chatbot (programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas) do TSE no WhatsApp. Basta enviar um “oi” para o número +55 61 996371078 ou clicar neste link e salvar o contato para receber os conteúdos do assistente virtual.