Estagiários da Educação em ST estão sem receber salários desde setembro

Um grupo de estudantes universitários que atuam como estagiários mediadores do CAEE (Centro de Atendimento Educacional Especializado) em Serra Talhada, entrou em contato com o Farol de Notícias, que é parceiro deste blog, nesta quarta-feira (9), para reclamar sobre a falta de pagamento por parte da Secretaria de Educação do município que, de acordo com os estudantes, estão sem receber desde o mês de setembro. Eles cobram as devidas providências da prefeitura.  

“Nós somos estagiários do CAEE. Trabalhamos como mediadores fazendo um projeto incrível nas escolas, com crianças incríveis. A maioria de nós não é daqui, e fechamos o contrato tanto pela experiência quanto pela ajuda financeira no valor em torno de R$ 500. Mas essa assistência não está chegando, e quando cobramos nos dizem que ninguém sabe quem é que nos paga, que não dependem deles e que temos que ser ‘pacientes’. Mas as contas não são pacientes, o banco não é paciente. Não recebemos desde setembro, já estamos em novembro. É uma falta de respeito muito grande com os estudantes, com a nossa dedicação e conosco. É um descaso muito grande”, disse a mediadora do CAEE, pedindo anonimato.

Outro mediador também externou seu sentimento em relação à falta de pagamento: “Sem dúvidas um sentimento de desprezo. Não sinto que estamos sendo valorizados, e nem as crianças mediadas por nós,  por parte da gestão da cidade. Esses atrasos mostram que a inclusão está em segundo plano, no tocante a área da educação”, desabafou o estagiário.

O OUTRO LADO

Nesta quarta-feira (9), o Farol de Notícias entrou em contato com a Secretaria de Educação, que enviou uma nota para os mediadores. Confira: 

NOTA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

“Agradecemos o direito de resposta, para que possamos esclarecer a todos sobre a denúncia em questão. Primeiramente, gostaríamos de informar que o atraso não é prática da Secretaria de Educação que sempre prezou pelo pagamento em dias a todos os funcionários e prestadores de serviços.

Porém, o segundo semestre sempre traz uma queda nas receitas do município, causando alguns atrasos em alguns pagamentos. Dito isso, gostaríamos de afirmar que não estamos medindo esforços para que possamos garantir o que é de direito aos estagiários e que o mais breve possível iremos resolver essa questão.

Gostaríamos também de aproveitar a oportunidade para ressaltar a importância desses colaboradores para a educação de nossa cidade. Valorizamos e agradecemos o esforço de cada um deles, nos comprometendo a garantir a continuidade dessa parceria, e pedimos desculpas pelos transtornos.

Att; Secretaria Municipal de Educação.