Após o protagonismos e um espetáculo de disparos de pólvora seca a tropa desfilaram juntos com os sanfoneiros, pelas principais ruas da cidade, mostrando a importância da cultura popular nordestina.
A exemplo de todos os eventos realizados no município o prefeito, Marconi Santana, se fez presente na festa ao lado da Primeira dama, Lucila Santana.
Bacamarte
Um Bacamarte é uma arma de fogo longa, de cano longo e mais alargado na boca, reforçada na coronha. O bacamarte de amurada é uma das armas mais especializadas em uso nos séculos XVIII e XIX. Era de grande calibre, pois seu objetivo era espalhar uma carga de chumbo grosso contra massas de tropas. Devido a esta poderosa carga, era uma arma muito pesada, havendo exemplares com 15 quilos ou mais de peso. Por causa desse peso a arma chamava-se "de amurada", pois tinha um espigão central, sobre o qual ela era colocada na amurada de navios, em furos existentes, pois o seu disparo do ombro do atirador era impossível. Apesar da lenda popular atribuir o fato da boca alargada do bacamarte se destinar a espalhar o tiro, isso é incorreto, pois a abertura maior ou menor da boca não fazia diferença na dispersão do fogo. Na verdade, a boca mais larga destinava-se a facilitar o carregamento da arma nas gáveas de um navio, locais problemáticos levando-se em conta o balanço do navio e a tensão do combate.