O parlamentar afirmou que o Governo Federal possui ações importantes para dá os primeiros passos na retomada do portuário.
“A primeira delas é a conclusão do segundo trem da refinaria, ou seja, a segunda etapa da refinaria, e que vai trabalhar com o chamado ‘diesel S’, que é um diesel não poluente e tem um grande valor de mercado, isso vai voltar a gerar empregos na construção e na gestão da usina”, ressaltou.
Sobre o número de trabalhadores que podem ser empregados, Humberto explica que a expectativa é de que a construção da refinaria gere cerca de 5 mil oportunidades.
“Os empregos na construção devem estar na faixa de pelo menos uns 5 mil. Se nós lembrarmos do período anterior, a construção da refinaria chegou a empregar 12 mil pessoas”, declarou.
O senador também falou que ações feitas no portuário também vão contribuir para abaixar o preço da gasolina no Brasil.
"O mais importante é que ela vai contribuir com essa ampliação para o processo de autossuficiência do Brasil na obtenção de derivados do petróleo, isso vai nos ajudar a depender menos da compra de derivados do petróleo e terá, sem dúvidas, uma incidência no preço de gasolina e óleo diesel, especialmente. Essa medida deve ser anunciada brevemente e terá uma grande repercussão”, finalizou.