O lançamento ocorreu, na última sexta-feira (11), no ambulatório da unidade, simultaneamente às cirurgias do programa.
Estiveram presentes o diretor-geral do HMA, Sormane Britto, gestores e funcionários da unidade; Samuel Gomes, superintendente geral da Fundação Gestão Hospitalar Professor Martiniano Fernandes (FGH) e Ivette Buril, superintendente de Assistência à Saúde e Ensino e Pesquisa da FGH; além de representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).
A diretora-geral de Monitoramento dos Contratos de Organizações Sociais de Saúde, Isabela Ferreira Lima, representou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.
Em seu discurso, Sormane destacou a importância da inclusão do HMA no programa. “A gente sabe que a população sofre à espera por cirurgias e, através do Programa Cuida PE, nossa equipe de urologistas vai poder ajudar tanto os moradores da Região Metropolitana Norte quanto os demais pacientes que já estão pré-agendados pela Secretaria de Saúde a saírem dessa fila.”
Até dezembro de 2022, a fila de espera por vasectomias beirava três mil solicitações.
A equipe do Programa Cuida PE no HMA tem capacidade de realizar cinco atendimentos diários no ambulatório e cinco cirurgias por dia, de segunda a sexta-feira.
Entre os beneficiados no primeiro dia de procedimentos foi o morador de Gravatá, no Agreste de Pernambuco, Manoel Josiel dos Santos, 41 anos.
Ele esperava por uma vasectomia há 11 meses. Após o procedimento, ele deixou o bloco cirúrgico satisfeito e com um sorriso no rosto.
Antes das cirurgias, o Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes realiza uma consulta ambulatorial com os pacientes, que são encaminhados pela Gerência de Regulação Ambulatorial (GRAMB) da SES/PE e atendidos pelas equipes de Urologia, Serviço Social e Enfermagem do HMA no Ambulatório de Egresso da unidade.
Não são permitidas marcações, consultas e cirurgias com demandas espontâneas.
Na ocasião, os pacientes que já estão pré-agendados pela SES/PE são orientados sobre os métodos anticoncepcionais disponíveis, incluindo a vasectomia, e fazem uma consulta pré-operatória. Os pacientes aptos seguem para o agendamento do procedimento.
A expectativa é que 100 cirurgias do tipo sejam realizadas por mês dentro do Programa Cuida PE.