Uma matança de cães e gatos através de envenenamento provocou revolta em moradores do distrito de Sítio dos Nunes, na região do Pajeú, foi confirmado em nossa página que neste final de semana cães e gatos amanhecem mortos no distrito e o número de animais envenenados já passa de mais de 10 animais.
"Esses animais morreram todos envenenados; é uma triste judiação. Recentemente estávamos fechando nosso estabelecimento e cães estavam brincando com as crianças na calçada e pouco depois os animais apresentaram sintomas de envenenamento. Certamente jogaram carne com veneno de rato. Fizemos de tudo, mas os animais morreram. As crianças ficaram em estado de choque, diz uma moradora que não quiz se indentificar.
Animais em situação de rua
As vítimas mais frequentes de envenenamento são, geralmente, os animais em situação de rua e aqueles que, apesar de terem tutor, têm acesso à rua. Este tipo de intoxicação pode ser causado por pessoas que desejam se livrar dos animais sejam eles abandonados ou não, simplesmente pelo fato de sentirem-se incomodadas.
O conhecido chumbinho que, apesar de ser ilegal e ter sua venda proibida, é a arma mais utilizada para o envenenamento de cães e gatos, já que é facilmente encontrado, inclusive sendo vendido como ‘veneno para ratos’.
Os animais envenenados pelo chumbinho apresentam alguns sinais clínicos que servem de alerta para que o animal seja imediatamente socorrido. Os sintomas podem ser tremores em alguns músculos (feixes musculares), diminuição dos batimentos cardíacos, salivação excessiva, dificuldades para respirar, diarreia, vômitos, tosse, secreções nasais, edema pulmonar, o animal urina constantemente, perda da coordenação motora e outros sintomas.
Crime
Envenenar animais é um crime previsto na Lei de Crimes Ambientais. Nesta Lei consta que, quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é penalizado com detenção de 3 meses a um ano e multa. Mas se o acusado praticou um crime de menor gravidade (como é considerado o envenenamento de animais) e não cometeu delito nos últimos 5 anos, a Lei faculta ao juiz substituir a pena de detenção por multa revertida em bens como cestas básicas e cobertores ou prestação de serviços à comunidade.